ALICE GRECCHI TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DA ACISE

A advogada tributarista Alice Grecchi tomou posse como presidente da ACISE – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Esteio, no dia 9 de junho, em cerimônia festiva, na sede da Sun7 Premium. Entre tantos amigos e autoridades, compareceram ao ato o prefeito e vice-prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal e Jaime da Rosa, respectivamente; o deputado estadual, Juvir Costella; o presidente da Câmara Municipal de Esteio, Marcelo Kohlraush; ex-senadora Ana Amélia Lemos, um dos fundadores da ACISE, Dante Bettanin; os ex-presidentes da entidade, Paulo Matielo e Dante Bettanin; o professor titular e livre docente em direito tributário Doutor Roque Antonio Carrazza; a presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral acompanhada de sua diretoria, além da secretária-geral adjunta da OAB/RS, Karina Contiero; o presidente do Instituto de Estudos Tributários – IET e da Comissão Especial de Direito Tributário – CEDT/OABRS, Rafael Korff Wagner, FESDT Jussandra Maria Hickmann Andraschko; delegada de Esteio, Luciane Bertoleti; procuradora geral do município, Carolina Weber; William Prass presidente OAB – Subseção Esteio; professora da Feevale, Paula Kundari.

Também prestigiaram a cerimônia os secretários municipais Jéssica Madril, Felipe Costella, Lilian Haigert, Katiane Marques, Adriano Coutinho, o chefe de gabinete Daniel Grassmann, coordenadora do Pró Sinos Roberta Patuzzi; Roger Dorneles, secretário municipal de Sapucaia do Sul e os vereadores Sandro Severo, Derli Scienza, Fernanda Fernandes e Luciano Battistello; o presidente da CDL de Esteio, Renato Schmidt.

A solenidade também contou com a presença do Ten. Cel. André Stein, comandante da Brigada Militar de Esteio; Ten. Adelir Cemin, comandante do Corpo de Bombeiros de Esteio; Rodrigo Kollet gerente regional Sicredi e Juliana Fischer, gerente Sicredi Esteio; William Muzykant, presidente da ACESS – Associação dos Contabilistas de Esteio e Sapucaia do Sul e também presidente do CONSEPRO – Conselho Pró-Segurança Pública de Esteio; Nanci Walter presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS – CREA; Carlos Simon. presidente Associação dos Engenheiros e Arquitetos do RS, Evandro Kruger – gerente de Operações SESI e Cláudia Regina Cardoso – supervisora regional da equipe de Contencioso e Malha Fiscal da Décima Região Fiscal – 10RF.

Da diretoria da Federasul prestigiaram o evento Simone Leite, Rodrigo Sousa Costa, Valdir Mattos, Armelindo Vanzella, Fernando de Paula, Madeleine Hilbik, e da FIERGS Gilberto Brocco e André Guindane, presidente da ACIS Canoas e Felipe Feldman presidente ACIS de São Leopoldo.

Da diretoria do IARGS compareceram também os vice-presidentes Lucia Kopittke, Liane Bestetti e Avelino Collet, além das diretoras Maria Izabel de Freitas Beck, Maria Isabel Pereira da Costa e Ana Amélia Prates; o diretor-adjunto do departamento de Direito Tributário, Roberto Medaglia Marroni Neto, além da chefe de gabinete Terezilda Brasil Matos e a assessora de imprensa, jornalista Terezinha Tarcitano.

Alice Grecchi iniciou seu discurso agradecendo pela presença de todos, especialmente das funcionárias da ACISE Deise e Natália, e aos organizadores Maria Luiza (Malu), vice-presidente de Eventos e Comunicação da ACISE, ao mestre de cerimônias Jean Reis e Alessandra Favero.

Dirigiu agradecimentos especiais aos vice-presidentes da ACISE, bem como aos respectivos diretores, pelo tempo dedicado em prol do associativismo:

 

VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO – EVANDRO LEORATO

VICE-PRESIDENTE DO COMÉRCIO – RENATO SCHMIDT

VICE-PRESIDENTE DA INSÚSTRIA – FELIPE COSTELLA

VICE-PRESIDENTE DE SERVIÇOS – ADILES REGINA TEIXEIRA FAGUNDES

VICE-PRESIDENTE FINANCEIRO – CELSO DALMÁS

VICE-PRESIDENTE DE EVENTOS, MARKETING E COMUNICAÇÃO – MARIA LUIZA STORCK (MALU)

VICE-PRESIDENTE JURÍDICO – MARIA EUNICE DE PAULA

VICE-PRESIDENTE DE EDUCAÇÃO E CULTURA – FERNANDO SILVA DE PAULA

VICE-PRESIDENTE DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E SOCIAIS – PAULO MATIELO RICARDO LEMOS

VICE-PRESIDENTE DOS JOVENS EMPRESÁRIOS – LUCIANO KLERING DOS REIS

VICE-PRESIDENTE DO PATRIMÔNIO – WANDERLEI BENNEMANN

VICE-PRESIDENTE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL – JULIANA BERGAMASCHI BRESCIANI

VICE-PRESIDENTE DE CONSELHOS – WILLIAM MUZYKANT

Alice Grecchi, que também é vice-presidente do IARGS e Juíza no Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais – TARF/RS, com larga experiência na área de Direito Tributário, afirmou que tem como principal objetivo exercer uma representatividade atuante e efetiva junto à ACISE, colhendo resultados nos âmbitos social, político, ambiental e econômico. Nesta seara, pretende viabilizar maior participação e criação de espaços de diálogo entre a sociedade organizada e o poder público. Acredita na livre iniciativa e no empreendedorismo “como molas propulsoras do desenvolvimento social e econômico”.

Ainda em seu discurso, garantiu que envidará esforços a fim de manter empresas e talentos no município de Esteio, atendendo expectativas de trabalhadores e empresários da classe produtiva, com foco na melhoria do ambiente de negócios.

Comprometeu-se também em se empenhar para identificar as soluções necessárias, pelo prisma dos empresários que são lideranças na cidade, na análise de cenários e na busca de oportunidades locais. Por esta razão, escolheu junto com a diretoria o empresário Dante Bettanin como assessor de gestão e planejamento da Presidência. E foi neste momento que a presidente Alice participou a todos o aporte de R$ 100 mil feito pelo empresário para iniciar o fundo de reserva, com o intuito de viabilizar a sede própria da ACISE. Conclamou, na oportunidade, que este ato fosse acompanhado por muitos outros empresários. Esta informação fez com que o público presente aplaudisse de pé o gesto daquele que, por anos, presidiu a entidade.

Dando continuidade ao seu pronunciamento, a presidente Alice garantiu que as palavras de ordem serão as seguintes em sua gestão: ouvir, aprender e debater com os empreendedores, lideranças empresariais e membros da ACISE, especialmente com o Poder Público. Dessa forma, disse que se dedicará para identificar os caminhos a serem seguidos em Esteio, buscando a ampliação no ambiente de negócios, viabilizando maior arrecadação e sustentabilidade dos serviços públicos, a partir de um planejamento com foco definido. “Precisamos compreender que somos os protagonistas”, afirmou.

Nesta linha de pensamento, referiu estar ciente dos permanentes desafios enfrentados pelos empresários, em parte, decorrentes da pandemia: novas tecnologias para a recuperação econômica pós-pandêmica; inovação como fator de competitividade; práticas ambientais, sociais e de governança que possam vir a melhorar os resultados das empresas; e implementação das novas leis, tais como a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD  e seus impactos nos negócios.

Relacionado à insegurança judicial, apontou a total incerteza nas decisões judiciais, especialmente em matéria tributária, atingindo, em média, 40% do faturamento das empresas. “Como se não bastasse, enfrentamos, no nosso Estado, a total paralisação no andamento dos processos, da Justiça Estadual, por quase dois anos, visto a pandemia; e, agora, estamos enfrentando a digitalização dos mesmos, o que deveria ter ocorrido durante a pandemia. “Com esta inércia, resta premiado o devedor”, advertiu.

Sobre a insegurança na aplicação das normas, especialmente as tributárias, salientou que tem início com as decisões do STF, mesmo quando as normas são declaradas inconstitucionais, através da modulação, “trata de forma totalmente desigual os contribuintes do mesmo tributo”. Alice Grecchi ressaltou ainda que o atual sistema tributário se recente da falta de leis complementares. No entanto, disse, já são debatidas novas reformas, que passam a aumentar de forma exponencial os tributos para o comércio, a prestação de serviços e o agronegócio: projetos de emendas constitucionais – PECS 45/2019 e 110/2019.

Além das propostas de emendas constitucionais, entre outras alterações, a advogada informou, que o Governo Federal prevê tributar a distribuição de lucros: “o empresário terá que pagar duplamente o IR, pela empresa e pela pessoa física”.

Em vista dos desafios destacados, Alice Grecchi garantiu que a ACISE buscará, por meio de seus vice-presidentes, diretores e parceiros, atender às demandas de seus associados, criando condições para acompanhar as mudanças, utilizando metodologias e soluções inovadoras.

“Neste momento, quero pedir o apoio de todos para fortificarmos o associativismo, unindo forças e caminhando juntos”, frisou, acrescentando que o associativismo consta, inclusive, nas palavras “do eterno mestre Ruy Barbosa que, com clareza, definiu”:

“A pátria não é ninguém; são todos. E cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação. A pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo. Pátria é o céu, a terra, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados. Pátria é a comunhão da lei, da língua e da liberdade”.

“Embora as adversidades sejam muitas e desafiadoras, por certo, unidos vamos superá-las. Com o necessário altruísmo de todos, certamente avançaremos! Juntos somos mais”, concluiu a presidente da ACISE.